Abstract
A convite das pesquisadoras Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins e Lúcia Pereira Leite, compartilhei com ambas a organização de um livro que acima de tudo é formado por pesquisadores e bolsistas que idealizam uma universidade sem barreiras, sejam arquitetônicas, comunicacionais, sociais ou atitudinais. Nossas investigações fazem parte do Projeto de Pesquisa em Rede intitulado “Acessibilidade no Ensino Superior”, desenvolvido pelo “Programa Observatório em Educação” (OBEDUC), financiado e apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (Edital nº. 49/2012, disponível em http://www.marilia.unesp.br/#!/obeduc). Atualmente, no contexto acadêmico nacional, convivemos com estudantes que possuem deficiências físicas, visuais, auditivas ou intelectuais. As universidades procuram cumprir as exigências de adaptações em suas instalações e recebem os estudantes dentro das políticas estabelecidas de inclusão pedagógica. Contudo, há ainda um desequilíbrio gigantesco entre o tratamento adequado que o estudante recebe e os materiais pedagógicos que devem ser acessíveis para as pessoas com deficiência.
Consideramos e defendemos a premissa de que a elaboração de materiais acadêmicos e pedagógicos acessíveis deva ser realizada por profissionais capacitados na área específica. Dentre uma gama variada de produtos acessíveis focados na inclusão do aluno com deficiência, destacamos: gravação de audiolivros, audiodescrição de vídeos, fotografias e imagens, legendas para surdos e ensurdecidos, elaboração de sítios acessíveis e Libras, por exemplo. Nosso livro contou com a colaboração de dezoito autores, onze deles pesquisadores e bolsistas do Projeto em Rede Observatório em Educação (OBEDUC/CAPES - Edital nº. 49/2012). Foram feitos dois convites especiais para a composição de nossa obra, o primeiro para a Professora Vera Lúcia Santiago Araújo (UECE), pioneira no Brasil em pesquisas na área de legendagem para surdos e ensurdecidos e, posteriormente, em
audiodescrição. A segunda convidada, já mencionada, foi Bárbara Garcia Pedroso. Com essas duas participações, iniciamos e encerramos nossa empreitada.
Submitted by Samira Spolidorio on Sat, 29/04/2017 - 07:27